A Internet está tendo um crescimento exponencial, e vem sendo usada de forma acentuada como ferramenta que propicia o ensino e a aprendizagem. Diante de seu crescimento, faz-se necessário discutir seu histórico para entender seu percurso e finalidades.
A Internet nasceu em 1969. Chamava-se ARPANET, como um projeto do Departamento of Defesa (Ministério de Defesa) dos EUA, tinha por finalidade interligar os computadores utilizados em centros de investigações com fins militares. Até os anos
Ao decorrer da década de 80, houve um crescimento da Internet, tornando necessário a existência e funcionamento de estruturas e redes cada vez maiores.
A história da Internet no Brasil começou bem mais tarde, só em 1991 com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia). Inicialmente, no Brasil, o acesso à Internet era restrito a pequenos grupos, dentre eles professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Em adição, instituições governamentais e privadas também obtiveram acesso devido a colaborações acadêmicas e atividades não-comerciais.
A partir de 1995, surgiu a oportunidade para que usuários fora das instituições acadêmicas também obtivessem acesso à Internet e que a iniciativa privada viesse a fornecer esse serviço. Isto significa que haverá cada vez mais computadores brasileiros, fora das instituições de ensino, ligados à Internet, e que um vasto leque de aplicações surgirá a curto prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário