Pensar a internet

A internet que surgiu assim como o computador obra da necessidade, é hoje o maior veículo de transmissão de informação. Mas esse surgimento é indiferente àqueles que nasceram na era virtual. Com o avanço e a facilidade do acesso a internet, a mesma só tende a crescer como exemplo disso são as mais de 23 milhões de contas no Orkut (em 2008). Dentre essas façanhas está o chamado “control C e control V” das pesquisas escolares, onde muitos copiam e colam informações de site e muitos não têm a preocupação de extrair conhecimentos dessa prática.

Essa comodidade que a internet traz tornou-se prejudicial para aqueles que não sabem usá-la de modo consciente, não apenas no aspecto escolar mais também na vida pessoal, principalmente para crianças que muitas vezes não tem noção do perigo que podem estar correndo ao está no bate-papo ou em outras contas que as mesmas se exponham ou exponham seus familiares.

Deste modo é essencial ter muita atenção com quem se fala e o que se fala, pois, a internet é um espaço muito proveitoso se usado com alguns cuidados.



Ciberespaço

Ciberespaço é um grande ambiente virtual, onde interações acontecem, as pessoas transitam e conversam em salas de bate-papo e\ou conhecimentos são construídos coletivamente, a partir da interação com outros grupos também conectados a rede, através de blogs, fóruns entre outros. Atualmente está se proliferando no ciberespaço as chamadas comunidades virtuais, a exemplo do Orkut.
O ciberespaço atua como uma espécie de veículo informativo, onde cada indivíduo, durante os atos de acesso e emissão de informações, esboça incondicionalmente sua cultura, a qual, dadas às proporções, se faz presente em várias partes do globo terrestre.

MARA ROSAS

Cibercultura

Cibercultura é o conjunto de técnicas, de práticas, de atitudes, de modos de pensamentos e de valores que se desenvolvem juntamente com o ciberespaço. O conceito de cibercultura está associado ao de sociedade da informação ou do conhecimento. Assim, a cibercultura abrange todos os fenômenos que ocorrem com a utilização das tecnologias da informação e comunicação. A característica marcante nessa cultura é a cooperação, percebida mediante o compartilhamento de arquivos (músicas, filmes, fotos), fóruns de discussão, comunidades virtuais, entre outros. As relações que ocorrem no AVA favorecem a diluição das linhas de separação entre emissor e receptor da mensagem. A construção do conhecimento passa a ser coletiva, mesmo estando o indivíduo a quilômetros de distância do outro, sem tempo nem lugar definido.

MARA ROSAS


Internet – espaço de colaboração para aprendizagem

A Internet, também conhecida como ciberespaço, oferece atualmente diversos recursos e variadas possibilidades de uso e exploração. A Internet é um gigantesco banco de dados com informações variadas de acesso fácil e rápido; um espaço para publicação de trabalhos e produções variadas; um espaço de comunicação, através da qual se pode encontrar pessoas, grupos, instituições e interagir com elas de muitas formas e é principalmente um espaço de produção e colaboração, de criação em parceria, como por exemplo os blogs.
Encontramos, atualmente na Internet, diversas possibilidades de uso, para dar suporte ao aprimoramento ao processo de ensino e aprendizagem desenvolvido principalmente na escola. Esta prática contribui para ampliar as possibilidades de exploração dos recursos disponíveis e possibilita a construção do conhecimento. Não restringindo-se apenas ao domínio do conteúdo em si e o como manusear os computadores, mas o como participar dos espaços virtuais de aprendizagem (nos blogs, nos fóruns) e saber utilizar esses materiais disponíveis na rede para a construção do conhecimento de forma colaborativa.

MARA ROSAS